Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES

SEMEC E SEBRAE PROMOVEM CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES DO 1º AO 9º ANO

    A Secretaria Municipal de Educação do Município de Sítio Novo-RN em parceria com o SEBRAE promove Capacitação para os professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede municipal de Ensino. O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos JEPP terá duração de 45 horas e  acontecerá de 10 a 14/08 na sede do município. Será ministrado da seguinte maneira: para os Professores do 1º ao 5º ano de segunda à quinta-feira e professores do 6º ao 9º ano segunda, quinta e sexta-feira. Nesse período as aulas com as turmas de Educação Infantil ocorrem normalmente.

Conheça um pouco sobre a abordagem do curso

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos incentiva a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

O JEPP

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).
Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
  • Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
  • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
  • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
  • Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.
Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
No último ano (2013), 3.162 professores de 320 escolas foram capacitados para atuarem com a proposta do JEPP em associação a 80. 587 estudantes dos 9 anos do ensino fundamental em todo o Brasil. A expectativa é chegar a 696.150 estudantes do ensino fundamental no biênio 2014-2015.

Como funciona

A solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composta por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:
1º ano: O mundo das ervas aromáticas

2º ano: Temperos naturais

3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

4º ano: Locadora de produtos

 5º ano: Sabores de cores

6º ano: Ecopapelaria

7º ano: Artesanato sustentável

8º ano: Empreendedorismo social

9º ano: Novas ideias, grandes negócios


Conheça mais, acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Sou-Professor:-Educa%C3%A7%C3%A3o-Empreendedora-no-Ensino-Fundamental

FONTE: http://emjmachadodesouza.blogspot.com.br/2015/08/capacitacao-para-professores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário