O Secretário Municipal de Educação de Sítio Novo/RN, Andriê Alex da Silva, está participando do 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação em Florianópolis/SC.
Do Sul ao Nordeste do país a expectativa parece ser a mesma: trocar ideias e experiências, encontrar orientação para solucionar velhos impasses e buscar novidades para levar a seus municípios. Essas são algumas das motivações dos mais de mil dirigentes municipais de educação reunidos no 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação que acontece de hoje até o dia 30, em Florianópolis (SC).
Realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), neste ano o tema é “O fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação”. Ponto fortemente defendido pelos dirigentes participantes do evento.
“As verbas do município são muito baixas. Temos problemas com os espaços físicos, por exemplo. A infraestrutura deixa a desejar porque o repasse do ICMS é muito baixo”, reclama Maria Simone, dirigente municipal de Ereré (CE).
Com ela concorda Gilvanete de Oliveira Sousa Gama, dirigente do município de Água Branca (PB) que defende maior autonomia dos municípios quando o assunto é a gestão da área educacional. “Esperamos que, com as oficinas, a gente possa dar início ao Plano Municipal de Educação em nosso município”, complementa.
Carlos Leite, dirigente municipal de Dois Irmãos do Buriti (MS) avalia que sua região tem boas condições educacionais, até mesmo em função da idade do município: 25 anos. Contudo, destaca que participar das oficinas e palestras do Fórum será muito proveitoso. “Para nós é importante levar o conhecimento, levar coisas novas para passar aos nossos professores, educadores e ao prefeito”, diz.
Os participantes do evento já estão, desde a manhã de hoje visitando os estandes de parceiros e do ministério da Educação, para ter acesso a novas propostas educacionais e também para sanar dúvidas relacionadas a questões burocráticas e administrativas dos municípios junto aos órgãos oficiais.
Oficialmente o 6º Fórum Nacional Extraordinário tem início às 15h de hoje, com a presença da presidenta da Undime, Cleuza Repulho, dirigente municipal de educação de São Bernardo do Campo (SP), Cesar Souza Junior, prefeito de Florianópolis (SC) e Henrique Paim, ministro da Educação. As oficinas serão ministradas amanhã e na quinta-feira e para elas é importante que os participantes levem seus computadores.
Autor: Kalinka Iaquinto para Undime
Fonte: http://undime.org.br/ - Texto adaptado.