Páginas

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Escolas têm até 15 de abril para conferir situação do aluno no Educacenso

As escolas que preencheram o Censo Escolar 2014 têm até 15 de abril para conferir as informações de rendimento (aprovação ou reprovação) e movimento (transferência ou desistência do educando no fim do ano letivo). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nessa segunda-feira, 30, a verificação dos resultados preliminares do módulo Situação do Aluno, no sistema on-line Educacenso. O cronograma segue o previsto na Portaria nº 105 de 13 de março de 2014.
O cumprimento do prazo é considerado de extrema importância pelo Inep, uma vez que, em hipótese alguma, será permitido qualquer tipo de alteração ou de complementação dos dados informados ao Censo após o encerramento do período oficial de retificação. A responsabilidade das informações é dos diretores e dirigentes das escolas públicas e privadas e, também, das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as instituições de ensino da educação básica.
Ao preencher o módulo Situação do Aluno, as unidades de ensino informam, somente nas turmas de escolarização, situações como rendimento, movimento, não movimentação (etapas de educação infantil, creche e pré-escola), curso em andamento (educação de jovens e adultos e educação profissional). Também devem ser confirmados os dados dos concluintes dos ensinos fundamental e médio e da educação profissional (aprovação e finalização), além dos admitidos após o censo. Este último refere-se ao rendimento e movimento dos alunos de todas as modalidades de ensino com matrícula ativa no Censo Escolar de 2014 e que entraram na escola após a data de referência (maio do ano passado).
O Censo Escolar é o principal e mais completo levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. As informações coletadas permitem traçar um panorama nacional da educação básica, referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. Os dados são ainda utilizados para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação (MEC).
Fonte:http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/escolas-tem-ate-15-de-abril-para-conferir-situacao-do-aluno-no-educacenso?redirect=http%3a%2f%2fportal.inep.gov.br%2f