Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

PREFEITO ASSINA CONTRATO PARA AQUISIÇÃO DE MOBÍLIA ESCOLAR

O Prefeito do Município de Sítio Novo/RN, Senhor Richardson Xavier Cunha, assinou hoje dia 26 de fevereiro de 2014, um contrato no valor de R$ 64.854,00 (sessenta e quatro mil, oitocentos e cinquenta e quatro reais), com a empresa NASA – Nordeste Artefatos Indústria e Comércio LTDA, para a aquisição de 98 conjuntos para alunos tamanho 03, 237 conjuntos para alunos tamanho 04, 155 conjuntos tamanho 06 e 14 conjuntos para professor, o prazo de entrega do mobiliário será de 90 dias. Tal contrato foi em detrimento do Termo de Compromisso firmado pelo Prefeito no PAR – Plano de Ações Articuladas, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.  
A permanência do aluno na escola e o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dependem de muitos fatores. Estudos indicam que o contexto familiar e o acesso a bens culturais são condições externas à escola que favorecem a educação de qualidade, devendo, portanto, ser assumidos pela sociedade em parceria com Estado, com vistas ao aprimoramento dos indicadores educacionais.

O Mobiliário escolar é uma ação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parcerias com as Prefeituras, que tem por objetivo renovar e padronizar o mobiliário escolar no país, garantindo qualidade e conforto para estudantes e professores nas salas de aula e contribuindo para a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Formação "Educação Inclusiva - direito à diversidade"

A cidade de Sítio Novo, assim como os demais municípios do estado do RN, tem como responsabilidade desenvolver ações de formação continuada para gestores e educadores, dentro do Programa Educação Inclusiva - Direito à Diversidade, promovido pelo Ministério de Educação/MEC, através da Secretaria de Educação Especial, visando à implementação de um sistema educacional inclusivo, voltado a valorização das diferenças e da diversidade,  dos direitos humanos e da sustentabilidade sócio-ambiental visando a efetivação de políticas públicas transversais e interssetoriais
Para tanto, no dia 20 de fevereiro de 2014, a Secretaria Municipal de Educação encaminhou até a Escola Municipal José Machado de Souza a técnica Maria Regileide e a professora do AEE Deisiana Barros, com o objetivo de discutir os desafios da educação inclusiva e elaborar, em parceria com os profissionais presentes , as ações relacionadas a inclusão previstas pra acontecer no decorrer do ano. O encontro teve a participação do supervisor, vice-diretor, monitores da educação integral, auxiliares e professores da educação infantil ao ensino fundamental anos iniciais.



Capacitação do Programa Proinfância para Educadores

O município de Macaíba foi escolhido para ser pólo matriz do Programa ProInfância no Rio Grande do Norte e sediará quatro encontros no período de 20 de fevereiro a 29 de maio deste ano. A terra de Henrique Castriciano direcionará os cursos de formação para educadores dos municípios de Bom Jesus, Lagoa de Velhos, Monte Alegre, Nísia Floresta, Riachuelo, Santa Maria, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, São Pedro, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Sítio Novo e Vera Cruz.
Estiveram presentes as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Sítio Novo, Rosigma Teixeira e Walkênia Cosme, além da vereadora e colaboradora da educação infantil Clédia Gerda de Medeiros, a coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Ensino Rural Professor José Bezerra Sobrinho e a diretora da Escola Municipal José Machado de Souza, Luzimar Amaro de Oliveira.
O programa ProInfância atende crianças de 0 a 6 anos. Posteriormente a formação em Macaíba, as profissionais da educação que participam do curso,  farão o repasse que tem como objetivo a capacitação profissional dos educadores da educação infantil do município de Sítio Novo-RN.






COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA A OBMEP 2014

Estão abertas as inscrições para a  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2014 - que este ano está comemorando sua décima edição! 


As inscrições estarão abertas até o dia 21 de março, na página www.obmep.org.br 

A sua escola já recebeu o kit de divulgação da OBMEP? Fiquem atentos pois a correspondência já seguiu pelos correios com cartazes, folhetos explicativos e calendário. Divulguem em sua escola!

Contamos novamente com vocês para incentivar os alunos a participar de mais uma edição da OBMEP (alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio).

                                    Algumas novidades de 2014:
a. Aumentamos os números de alunos premiados com bolsa: de 6.000 para 6.500!
b. Aumentamos os prêmios para escolas e professores.
c. Criamos o Portal da Matemática. Confira no site!

Participe!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

MUNICÍPIO DE SÍTIO NOVO/RN, PARTICIPA DE REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFÂNCIA




O município de Sítio Novo/RN, esteve presente no último dia 13 de fevereiro de 2014 em Natal, participando de uma Reunião Técnica da Educação Infantil. O município estava representado por seu Secretário Municipal de Educação e Cultura,  Andriê Alex e da Técnica Pedagógica da SEMEC,  Walkênia Cosme. Na ocasião estava presente a Senhora Rita Coelho, Coordenadora Geral da Educação Infantil do Ministério da Educação e a Senhora Elisabet Ristow, consultora do Proinfância – MEC. A referida reunião aconteceu no Auditório da Governadoria do Estado do Rio Grande do Norte. Apenas 82 municípios do Estado foram convidados a participarem desta importante reunião.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Estratégias para ouvir e aprender melhor


Apesar de todas as novas tecnologias que estão sendo inseridas na educação, a forma mais comum de transmissão de conhecimento dentro da sala de aula ainda é baseada na tradição oral. E isso de forma alguma é um demérito. No entanto, para saber escutar e compreender a mensagem não basta ter ouvidos. Muitos mecanismos estão envolvidos nesse processo e nem sempre escutamos realmente tudo que nos é dito.
Em artigo publicado pela Forbes, a especialista em liderança e business coach Christina Holbrook McEntee fala sobre a importância de ouvir as outras pessoas no mundo dos negócios, o que pode ser facilmente transferido para o ambiente estudantil. De acordo com ela, muitas vezes não estamos ouvindo, de fato. Estamos, na verdade, esperando a pessoa terminar de falar para que possamos dar a nossa opinião. Em sala de aula, embora as opiniões nem sempre sejam externadas, é comum que os alunos filtrem o que está sendo dito pelo professor por sua própria subjetividade. Além disso, conforme o tempo passa, o hábito de não escutar realmente os outros nos deixa cada vez mais isolados, tendendo à falta de compreensão. Pode-se imaginar, portanto, que o aprendizado seja também bastante afetado por essa atitude.

Existem formas, porém, de se preparar para ser um bom ouvinte e realmente captar a mensagem. De um ponto de vista mais fisiológico, é possível treinar o próprio cérebro para essa missão. Dentro da sala de aula, há muitos obstáculos para o trabalho do córtex auditivo, em especial o barulho que provém tanto do ambiente quanto do próprio diálogo interior do estudante, que pode ser composto por dúvidas, pensamentos soltos ou mesmo aquela música que não sai da cabeça. A estratégia HEAR (sigla que, de maneira perspicaz, forma a palavra “ouvir” em inglês) traz quatro passos que ajudam o estudante a focar no discurso do professor e, efetivamente, escutar o que é dito, confira:


Halt (pare): detenha tudo o que está fazendo, finalize seu diálogo interno e limpe a mente para escutar o que o professor está dizendo.

Engage (envolva-se): foque em quem está falando. Uma dica é inclinar levemente a orelha direita em direção à pessoa, como um lembrete para se concentrar apenas na escuta.

Anticipate (antecipe): ao tentar antecipar o que o professor tem a dizer, você está reconhecendo que irá aprender algo novo e interessante, o que irá atrair sua atenção.

Replay (repita): pense sobre o que está sendo dito. Analise e parafraseie em sua mente ou na discussão em sala de aula. Retomar a informação irá ajudar no entendimento e na memorização do que foi aprendido.


E você? Tem suas próprias técnicas para melhorar a absorção das informações apreendidas em sala de aula? Conte para a gente.

Blog Desafios da Educação

Futuratec - Videoteca do Canal Futura

Futuratec
Videoteca do Canal Futura

Você poderá baixar os vídeos
seguindo os passos indicados no site:


Você poderá fazer uma busca no site ou escolher uma das categorias abaixo:

Atualidades (3), Ciência e tecnologia (133), Comportamento (64), Cultura afro-brasileira (20), Cultura regional (15), Democracia e Cidadania (2), Direitos humanos (4), Diversidade cultural (137), Ecologia e ecossistemas (70), Empreendedorismo (99), Escola (44), Esportes (5), Estética (4), Filosofia e subjetividade (19) Formação audiovisual (14) História (184) Juventude (36) Leitura, literatura, linguagem (64), Mercado de trabalho (42), Metodologias em educação (5), Música (1), Nutrição (5), Personalidades (97), Religião (2), Saúde (6), Segurança pública (6), Tecnologia educacional (60), Turismo (2), Universo infantil (13), Vídeos e documentários (10).


Acesso em : http://baudosvideoseducativos.blogspot.com.br/2010/07/futuratec-videoteca-do-canal-futura.html


6 passos para melhorar a qualidade de vida do professor



1. Organização do tempo 
Um dos grandes problemas do professor é o tempo. O professor deve organizá-lo em torno de suas prioridades, cortando ou otimizando o tempo de seus afazeres menores.


2. Exercícios físicos

O professor sempre está em duas posições, em pé ou sentado. Neste intervalo, recomenda-se praticar de cinco minutos a duas horas de exercício, seja na academia ou simples alongamentos. Cinco minutos podem parecer pouco, mas em longo prazo a diferença é visível.


3. Beber água

A água desempenha duas funções fundamentais no corpo: ativar termostato e quebrar gordura. Para calcular a quantidade ideal de água que você deve beber por dia você deve multiplicar 25 ml X seu peso corporal.


4. Arrumar a postura

A má postura desencadeia várias doenças, desde as mais conhecidas, como cifose, lordose e escoliose, até bronquite e pneumonia.


5. Qualidade de tempo

Tire um tempo para você mesmo. Faça o que gosta, se dedique a um hobby, se distancie um pouco da sua vida profissional e foque na sua vida pessoal.


6. Sono

É um dos passos mais importantes, necessário para reorganizar tudo o que foi desorganizado durante o seu dia. Dormir bem altera a qualidade de vida dentro e fora de casa.


As dicas são do Daniel Garcia, Educador Físico e Massoterapeuta Quiroprático do Portal Educação.